9 de julho de 2011

Areia Movediça - Como escapar?





Na areia movediça, quanto mais você luta, mais você afunda.
Mas como seu corpo é menos denso do que ela,
basta relaxar para flutuar...

A verdade é que a areia movediça não é aquela temível força da natureza que vemos na tela dos cinemas: se você quiser mesmo saber a verdade, ela raramente tem mais de um metro de profundidade. E o interessante é que a areia movediça pode aparecer em quase todo lugar, contanto que as condições certas estejam presentes. Ela nada mais é do que areia normal tão saturada com água que o atrito entre as partículas de areia se reduz, resultando em uma mistura mole de água e areia incapaz de agüentar qualquer peso.

Por isso, relaxe: se pisar na areia movediça, ela não vai sugar você (mas seus movimentos realmente vão fazer que você afunde mais). Se um dia você estiver preso na areia movediça, não se preocupe: ela não vai engoli-lo por inteiro nem é tão difícil assim escapar dela.

O corpo humano possui uma densidade de 1 g/cm3 e consegue flutuar na água. A areia movediça é ainda mais densa do que a água - ela tem uma densidade de cerca de 2 g/cm3, o que faz com que seja mais fácil flutuar nela do que na água. O segredo é não entrar em pânico. A maioria das pessoas que afundam na areia movediça ou em qualquer outro tipo de líquido é formada por aquelas que entram em pânico e começam a se debater.

A pior coisa a fazer é se debater na areia e mexer braços e pernas. A única coisa que você vai conseguir fazer é forçar seu corpo ainda mais para dentro do poço. O certo mesmo é fazer movimentos lentos, movendo-se de volta à superfície, e então deitar de costas para que flutue até um nível seguro.

Em virtude dos filmes de ação, a areia movediça sempre terá uma conotação ruim, mas não temos porque ter medo dela na vida real. Basta manter a cabeça fria.

2 comentários:

Rodrigo disse...

viu, só parece impossível pra quem tá na areia, mas pra quem não está na areia tem saída, é bom ouvir quem não está na areia, talvez ele tenha a corda ou conheça a verdade sobre ela

bjs

la... disse...

é.. talvez tenhas razão: só parece impossível, tem saída, é bom ouvir..
resta saber se o que escrevi sobre a "areia movediça" é de utilidade pública ou particular..
e, sinceramente, ainda to bem mais pra primeira alternativa.

Bj