29 de março de 2008

Vê se pode!!??!!

Pouco antes de morrer, por volta dos 70 anos, o rei Davi não conseguia se aquecer nem com vários cobertores. Seus assessores acharam por bem encontrar no território de Israel uma moça solteira e muito bonita para cuidar dele e o aquecer com seu próprio corpo. A moça chamava-se Abisague e nunca se tornou mais uma das mulheres de Davi (1Rs 1.1-4). Quando o rei morreu, Adonias, um dos seus filhos, enamorou-se dela e a pediu em casamento (1Rs 2.17).

Qual seria a profissão de Abisague? Talvez pudéssemos dizer que a moça fosse a companhia, a enfermeira, a camareira ou a empregada doméstica do rei. Mas a versão da Bíblia Hebraica é a mais precisa: “A moça era sobremaneira formosa e servia de aquecedora para o rei e cuidava dele”.

Atualmente, temos coisas parecidas: médico particular, enfermeira particular, serviçal particular, etc. Nos últimos anos apareceu o personal trainer, aquele profissional que acompanha o cliente em seus exercícios físicos. E, recentemente, surgiu o personal friend, um especialista em amizade profissional.

O mercado dos amigos pessoais pagos está crescendo. Os preços variam de 50 a 300 reais por hora. Como no caso de Abisague, não existe conteúdo sexual nessa prestação de serviço; eles atendem pessoas carentes de companhia. Não necessariamente apenas pessoas que vivem sozinhas, pois há homens, mulheres e crianças, que vivem em família, mas não se entendem, não se amam, não se toleram e não conversam entre si.

Por mais estranha que seja a profissão, ou o biscate, de personal friend, há pessoas tão desesperadas por estarem ou se sentirem sozinhas que contratam os seus serviços. Embora, a rigor, a amizade paga não seja amizade. Essa novidade torna as palavras de despedida de Jesus na noite anterior à sua morte mais significativas: “Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês” (Jo 14.18).

O teólogo católico Jung Mo Sung, professor da Universidade Metodista de São Paulo tem toda a razão: “Uma pessoa pode ser feliz sem dinheiro, sem conforto ou reconhecimento social, mas não sem amizade”.

(Revista ‘Ultimato’ – mar/abr 2008)



"Eu te louvo, ó Deus, por me dares bons amigos...!!"

...


O amor te escapa entre os dedos,
E o tempo escorre pelas mãos...
O sol já vai se pôr no mar.
(Paralamas do Sucesso)

28 de março de 2008

Felicidade...


A felicidade nunca acontece numa sala fechada, em cuja porta, do lado de fora, uma tabuleta avisa: “Não entre sem ser chamado”. A felicidade não depende do isolamento, não depende do silêncio, não depende de calmarias, não depende de acessórios nem assessores, não depende da ginástica do chamado “pensamento positivo”, não depende da repetição mecânica de orações e de frases otimistas, não de depende de mentiras inteligentes e bem elaboradas. Ao contrário, a felicidade tem de conviver com a maldade, com o sofrimento, com a inimizade alheia, com a morte, com a realidade presente e histórica.

[...]

Para o salmista são felizes os que se portam com retidão, os que confiam no Senhor, os que temem o Senhor, os que se refugiam no Senhor, os que recebem o perdão do Senhor, os que vivem em união com os irmãos, os que se interessam pelo pobre...

(Extraído da revista "Ultimato")

Jesus falou sobre os "bem-aventurados"... E, se prestarmos atenção à origem desta palavra (aventurados), vamos nos dar conta de que ser feliz sempre implicará em aventuras, em lançar-se ao desconhecido sem medo, em acreditar naquilo que não é óbvio, em investir no que pode parecer fraco aos olhos humanos... em ver o avesso e em se permitir virar o que está posto de cabeça para baixo... em aprender a perceber tudo que acontece através dos olhos da fé...

Salomão falou que "... os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade"!

Se é assim... sou feliz??? :)

27 de março de 2008

Respeitável Público!!!


Um dia no circo

Composição: (Roberto Menescal e Paulinho Tapajós)

Vem chegando gente
De todos os lados, de todo o lugar
Quem chegar na frente
Que sente depressa, tome o seu lugar
Que é hora do riso
Que é hora do espírito, do sonho e do amor
É hora da festa
Minha gente corre, que já começou
O urso, o elefante
O medo distante, o tigre, o leão
A banda que toca
Sorvete, pipoca, caídos no chão
O moço e a criança
A sorte e a dança, bala, amendoim
O mágico amigo
Balão colorido, o gelo e o patim
Surge o trapezista
O motociclista e o domador
O copo quebrado
O tempo de lado, promessas de amor
O velho e a vida
A dor esquecida, o pombo no ar
Um grito de espanto
O mito, o encanto, tanto o que contar
Palmas pro palhaço
Um beijo, um abraço, um salto mortal
Mais uma piada,
Riso, gargalhada, a festa é geral
Sai a bailarina
A luz repentina já anunciou
Que tudo termina
Caiu a cortina, a festa acabou

Tema da Trilha sonora da novela “Tempo de Viver” (TV Tupi, 1972 )

27 de março - Dia do Circo

Chover no molhado?? Deixa chover, então...!!

... prá se guardar no lado esquerdo...
... mesmo que o tempo... a distância... (digam não)
O que importa é ouvir a voz que vem do coração...

qualquer dia a gente vai se encontrar... :)

O que você está procurando??


No essencial, unidade;
nas diferenças, liberdade;
e em ambas as coisas, o amor.
(Peter Meiderlin)