24 de agosto de 2007

Real...?

metáfora...

"Mas não era bem isto que eu queria. Queria o jardim dos meus sonhos, aquele que existia dentro de mim como saudade. O que eu buscava não era a estética dos espaços de fora; era a poética dos espaços de dentro. Eu queria fazer ressuscitar o encanto de jardins passados, de felicidades perdidas, de alegrias já idas. Em busca do tempo perdido... Uma pessoa, comentando este meu jeito de ser, escreveu: "Coitado do Rubem! Ficou melancólico. Dele não mais se pode esperar coisa alguma..." Não entendeu. Pois melancolia é justamente o oposto: ficar chorando as alegrias perdidas, num luto permanente, sem a esperança de que elas possam ser de novo criadas. Aceitar como palavra final o veredicto da realidade, do terreno baldio, do deserto. Saudade é a dor que se sente quando se percebe a distância que existe entre o sonho e a realidade. Mais do que isto: é compreender que a felicidade só voltará quando a realidade for transformada pelo sonho, quando o sonho se transformar em realidade. Entendem agora por que um paisagista seria inútil? Para fazer o meu jardim ele teria que ser capaz de sonhar os meus sonhos...
Sonho com um jardim. Todos sonham com um jardim. Em cada corpo, um Paraíso que espera... Nada me horroriza mais que os filmes de ficção científica onde a vida acontece em meio aos metais, à eletrônica, nas naves espaciais que navegam pelos espaços siderais vazios... E fico a me perguntar sobre a perturbação que levou aqueles homens a abandonar as florestas, as fontes, os campos, as praias, as montanhas... Com certeza um demônio qualquer fez com que se esquecessem dos sonhos fundamentais da humanidade. Com certeza seu mundo interior ficou também metálico, eletrônico, sideral e vazio... E com isto, a esperança do Paraíso se perdeu. Pois, como disse o místico medieval Angelus Silésius:
'Se, no teu centro um Paraíso não puderes encontrar, não existe chance alguma de, algum dia,nele entrar'.
Este pequeno poema de Cecília Meireles me encanta, é o resumo de uma cosmologia, uma teologia condensada, a revelação do nosso lugar e do nosso destino:
"No mistério do Sem-Fim,
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro:
no canteiro, urna violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o Sem-Fim,
a asa de urna borboleta."
Metáfora: somos a borboleta. Nosso mundo, destino, um jardim. Resumo de uma utopia. Programa para uma política. Pois política é isto: a arte da jardinagem aplicada ao mundo inteiro. Todo político deveria ser jardineiro. Ou, quem sabe, o contrário: todo jardineiro deveria ser político. Pois existe apenas um programa político digno de consideração. E ele pode ser resumido nas palavras de Bachelard: "O universo tem, para além de todas as misérias, um destino de felicidade. O homem deve reencontrar o Paraíso."
(Rubem Alves, O retorno eterno, p 65).

Homeostase

"Todo sistema vivo busca a estabilidade, mas ao mesmo tempo nunca está de fato estável, e sim, em constante processo de mudança (flutuação). [...] o mais importante não é alcançar o equilíbrio. O importante é facilitar o desenvolvimento saudável dos indivíduos e do todo entre os momentos de estabilidade e o processo de mudança."
"Flutuação = processo de constante mudança, alteração e re-acomodação."
"... as estruturas de um sistema vivo têm de manter-se sempre em um estado de fluir, e isto as torna aptas para alcançar novas ordens de complexidade e novos níveis de organização adaptativa."

...

"Se fosse fácil achar o caminho das pedras,
tantas pedras no caminho não seria ruim..."
(Engenheiros do Hawaí)

20 de agosto de 2007

Harmonia... Simples assim...


"Barulho, barulho, muito barulho por nada... por nada no futuro.
Vamos falar mais baixo... Vamos parar pra escutar..."

"Bumbo, violão, pandeiro, para animar o auditório...
E ir pra casa em paz e feliz!!!
Outra beleza não há, outra beleza não há...!!!
(Kid Abelha)

Direção?


"Você não sabe o quanto 'caminhei'
pra chegar até aqui,
percorri milhas e milhas antes de dormir...
Eu não cochilei!!"

Hehehe... nem podia, né?!! Não deve ser igual pra todos, afinal, cada um com suas preferências, mas é um prazer indescritível dirigir, né? Claro: com condições favoráveis é mais tranqüilo, mas os 'imprevistos' e as dificuldades calculadas proporcionam um teor mais elevado de adrenalina... Hehehehe... que o digam meus 'caroneiros'!! Hahuahauhauhauha... Mas, falando sério, a 471 é uma boa pedida pra quem gosta de dirigir (depois que for concluída ficará melhor ainda!).
E, pra variar, como diria o Ira: "Por entre ruas, carros e placas", consegui me enrolar dentro de Arroio dos Ratos. Heehee... que quadro!! Mas, vergonha não é se perder, é se perder e não tentar se achar. Nessa teia que criamos, conseguimos encontrar o caminho de volta!!! Viajem sempre que puderem... só não esqueçam o combustível!!! Hehehee... (PS.: eu não fiz isso! huaiauiauauia)

Na estrada...

Sexta-feira fomos viajar/trabalhar/brincar/descansar... fazer arte!!! Conhecer mais um pedaço do Rio Grande do Sul...

É! Aquele pedaçinho vermelho no mapa: Arroio dos Ratos. Conhecem? Já ouviram falar? Cidade pequena, mas bem agradável. Bons momentos... Participamos do 2º FESTCARBO (Festival Estadual de Teatro Amador da Região Carbonífera). Alguns prêmios foram conquistados, entre eles o de Melhor Espetáculo Adulto pelo júri popular (com a peça O Tratador de Porcos), por esta mesma peça o Marcos Daniel Weirich - chamado lá, carinhosamente, como "Talento de Excessão" - foi justamente premiado como Melhor Ator e a Trilha Sonora também foi premiada, além de outras indicações e premiações com a história do Patinho Feio Mesmo - Uma Aventura no Taim. Galerinha tá de parabéns!!! Não pelos prêmios, que foram legais mas não foram a melhor parte. Palavras como "aura", "energia positiva", "sintonia", "harmonia", "energia contagiante", "encantamento" podem traduzir melhor o que o grupo, como instrumento, deixou gravado no coração daqueles que assistiram as apresentações.

Sabe que... quando a gente começa a duvidar ou a desacreditar de coisas que sempre foram certas e óbvias no nosso coração, é salutar permitir-se meia volta ou volta inteira pra retomar a intensidade da Verdade, pra re-descobrir a beleza do Caminho, pra sentir a plenitude da Vida... Muitas vezes insistimos em procurar longe o que está perto... Por que será?

"Somente a Ti, ó Deus Eterno, a Ti somente, e não a nós, seja dada a glória por causa do Teu amor e da Tua fidelidade". Salmo 115.1

"Tu me mostras o caminho que leva à vida. A Tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre"! Salmo 16.11

"... os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade". Provérbios 12.20b

(...)

Isso não a tem a ver diretamente com os fatos acontecidos. É só um parêntesis em função de uma investigação que tá rolando por aí (hehehe...). Então...

Havia um tempo em que eu vivia
Um sentimento quase infantil;
Havia o medo e a timidez,
Todo um lado que você nunca viu...

Guardadas as proporções, era mais ou menos por aí... ;)
Onde estás querendo chegar?? To começando a gostar da idéia de vulnerabilidade... Hehehe...


Atualizando...

Bem. Como a rotina dos últimos dias sofreu uma alteração considerável, vamos por partes. Primeiro: por mais incrível que possa parecer, é fato: sonhei com a composição em Sol Maior - isso foi na madrugada de quarta pra quinta (15 pra 16). Lembro bem da seqüência harmônica, mas a melodia ainda está um pouco embaralhada... Será que vou conseguir lembrar de mais algum detalhe? Humm... Tinha alguém tocando o "desenho melódico" em uma flauta, e era um belo desenho... E era um belo lugar... E foi um belo momento... Prelúdio??? Hehehe... To começando a me convencer de que tenho amigas "profetisas"...