2 de fevereiro de 2008

Melodia Mágica

A associação do ritmo de sons com movimentos do corpo é capacidade exclusiva do humano

Compositor e violeiro, Roberto Corrêa diz que deve sua vida ao amor pela música. Ele sofreu durante sete anos com um tumor no cérebro localizado na região motora. Em 1994, o tumor foi diagnosticado, e os médicos sugeriram uma cirurgia como único tratamento. Mas a opção foi descartada pelo músico, que poderia perder o movimento dos braços.

- Acho o meu processo de compor um mistério, adoro tocar e ver a reação do público. Não estava pronto para largar a música - conta.

Corrêa diz que procurou a medicina alternativa e estava pronto para se submeter à cirurgia caso o tumor crescesse.

- Como o quadro se manteve estável, lutei contra o tumor à minha maneira - lembra.

Ele conta que sua maior vontade era continuar compondo e não parou de trabalhar na tentativa de produzir o máximo antes de morrer. Muitas das canções feitas à época exprimiam a angústia que sentia e eram um meio de extravasar sentimentos. Até que, em 2001, Corrêa fez exames que apontaram o desaparecimento do tumor.

Dentre as várias situações descritas em Alucinações M usicais, outro exemplo do poder transformador que pode surgir por meio da música é do próprio autor. Na década de 1970, Sacks sofreu um acidente durante uma escalada na Noruega. Ele fraturou a perna direita enquanto subia uma montanha sozinho e teve de descer sem ajuda. E aí vem a "mágica" da história: o neurologista conta que criar um ritmo para os movimentos que fazia ao descer foi vital para que ele conseguisse chegar até um local seguro, onde havia ajuda. Como suas passadas o lembravam o ritmo de remos, começou a imaginar músicas de remador.

- Antes eu estava impelido pelos músculos. Com as batidas, era impelido pela música - lembra, em determinado trecho do livro.

A associação do ritmo de sons com movimentos do corpo, característica marcante da música para o homem, é uma capacidade exclusiva do ser humano. Essa habilidade proporciona diversas expressões humanas: a dança, a marcha militar, a prática de ritos religiosos. A conciliação de ritmo auditivo e movimento ajuda o homem a organizar atividades, como as passadas de Sacks. Também auxilia a estruturar pensamentos e a lembrar determinados fatos.
(Zero Hora - 02/02/2008)

Nenhum comentário: